quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Dia dos Amigos

Hoje é o Dia dos Amigos, uma data que, na minha modesta opinião, é de louvar. Aliás, é sempre de louvar qualquer iniciativa que defina um dia específico como uma altura em que uma série de excessos pré-definidos são socialmente aceites.

Tal facto, o criar dias que permitam abusos, não é estranho à História da humanidade, como todos sabem. Falo, por exemplo, de dias como a passagem de ano, o carnaval, os aniversários, etc., etc. Mas o interessante é que nós, os açorianos, não satisfeitos com todas as outras datas, ainda nos demos ao trabalho de inventar um dia regional onde, para além nos podermos entregar aos excessos do costume, ainda temos uma desculpa legítima para irmos ao strip com os amigos!

Somos ou não somos os maiores?!

Nós, manhosos como uns lindos, não escolhemos o Dia dos Amigos à toa, não senhor. Esta foi uma escolha escrupulosamente feita, medida ao milímetro. É que, feitas as contas, chegamos à conclusão que a Amizade é uma desculpa inabalável contra a maior parte dos argumentos:

- Com que então foste ao strip ontem, não foi?!
- Sim. Eu não queria nada ir, mas o pessoal foi todo, e eu acabei por ir também.
- Ah sim?! E se "o pessoal" se atirasse duma ponte, atiravas-te também?!
- Claro!! É para isso que servem os amigos, ora essa!
- ...

Claro que a tradição nem sempre incluiu esta valência, antes nem havia strip, mas depressa desencantamos uma maneira engenhosa de incluir esta nova “modalidade” na tradição do Dia dos Amigos, tendo-se tornado uma ida ao strip ela mesmo uma tradição. De facto, é tão tradição que, mesmo que não queiramos, é quase inevitável levarmos com um strip nas trombas, já que qualquer bar, barzito, pub e tasca tem lá uma senhora a despir-se…

Enfim. Depois desta pequena introdução à história comparada da tradição açoriana da exultação da amizade masculina, deixo aqui o desejo dum Feliz Dia dos Amigos aos amigos e, porque não?, o desejo antecipado dum Feliz Dia das Amigas às amigas.

PS- Eu sei, eu sei. As senhoras também vão aos strips no Dia das Amigas e tudo e tudo, mas sobre isso terão de ler um blog escrito por uma senhora...

2 comentários:

Anónimo 10/01/2008, 22:45:00  

Na próxima semana eu escrevo qualquer coisinha sobre as Amigas. (embora esteja numa terra onde este dia não se celebra...burros)

Uma excelente noite de strip..cof..quer dizer, uma excelente noite de Amigos para os Tunalhos!

Anónimo 12/01/2008, 19:56:00  

LOL e mais nada...

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP