quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Tunalhos

Os Tunalhos nasceram nos longínquos tempos medievais, embora tivessem já estado nos planos dos deuses da Antiguidade Clássica e, segundo rezam as crónicas, eram as únicas estrelas capazes, na época, de pressagiarem algo de bom. Conta-se, inclusive, que «nos locais por onde passavam, a peste, a fome e a guerra não tinham lugar, já que o humor destes seres contagiava os povos, tornando-os imunes aos males do mundo».

Renascidos, após hibernação secular, vivem actualmente no Atlântico, perto da falha D. João de Castro, continuando a destacar-se pela sua intensa actividade, «coltura» e saber feito de «tântricas» experiências seculares (as quais estão na origem de alguns dos sismos da região e réplicas no Pacífico).

Ascendentes directos do divino, como tal, só muito raramente se revelam. O período das grandes festas académicas e festivais de tunas é a altura em que são mesmo visíveis e a olho nú, se bem que, durante todo o ano, a sua aura vá pairando no ar, influenciando o «cu-o-tide-anus» académico. Indecência e irreverência são outras das características destes seres, ou não fossem eles divinos e feitos à imagem e semelhança dos homens, com todas as suas virtudes...


Aparições
Nas Covas que não são da Iria; em momentos de êxtase e em sonhos húmidos de donzelas; no Dia das Amigas; na Hora H; na hora e no momento certo; de surpresa e tão depressa que nem dão por isso; atrás, à frente e dos lados… por cima e por baixo;

Agora a sério…

- EL Açor I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX (2000 a 2008) – Festival Internacional de Tunas - Organização dos Tunídeos – Tuna masculina da Universidade dos Açores.
- II e III CITU (2000 e 2001) – Festival de Tunas - Organização da Associação Académica da U. Açores
- I, II, III e IVInsula (2002, 2004, 2006 e 2007) – Festival de Tunas - Organização da Tuna Com Elas – Tuna Feminina da U. Açores.
- III, IV e V OLÉ Tunas (2005, 2006 e 2007) - Organização da TESEAH - Tuna da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo.
- Stand Up – PDL Bar - 2005
- Festas de Verão 2005 - Município Lagoa
- XIX Semana Académica – 2006
- “O Melhor dos Tunalhos” – 13 de Maio 2006 - Espectáculo no Coliseu Micaelense
- Festas Verão 2006 Flores / Lagoa / Arrifes
- Recepção aos Caloiros 2006/2007 – Aula Magna
- E outras coisas assim que a gente agora não se lembra...


Prémios:
Prémios de participação; os mais iluminados; os mais puros; os mais irreverentes; o melhor do público; o melhor da crítica;


Convites:
Até nos esquecemos!....

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP