sexta-feira, 18 de julho de 2008

E em 2028...

Os Açores serão uma região completamente diferente daqui a 20 anos, resultado de várias evoluções em diversas áreas e campos. Mas comecemos pelo princípio.

No campo das tecnologias, daqui a 20 anos os Açores vão estar no seu auge. Na procura de energias alternativas e renováveis, os carros no Arquipélago vão ser movidos a energia geotérmica, daí que já tenham construído uma bomba de gasolina nas Furnas, bem no meio de um local com fumarolas, preparando assim o futuro que, tudo indica, poderá ser "explosivo" nesta área.

Santa Maria estará no centro da tecnologia aeroespacial e estará, também, equipada para o lançamento experimental de vaivéns espaciais com animais. Tal facto resultará provavelmente num novo diferendo entre S. Miguel e Terceira quando o Governo Regional estiver indeciso entre o lançamento de um Cão de Fila de S. Miguel ou de um Cão Barbado da Terceira. O touro será eliminado da equação já que, de acordo com os cientistas, é um bicho mais irrequieto.

A esfera política açoriana sofrerá uma volta de 360 graus e será praticamente… igual, podendo, no entanto, apontar-se algumas novidades. O PS, numa tentativa de maior abrangência na captação de capital humano, mudará de sigla para PSI - Partido Socialista dos Independentes. Carlos César já não estará à frente do Governo Regional, nem provavelmente na política activa, mas vai ter uma estátua nas Portas do Mar. O PSD mantém a sigla, mas com um significado ligeiramente alterado numa tentativa de se diferenciar das políticas do PSI; o PSD será o Partido Social Diferente. Berta Cabral já não estará à frente da Câmara Municipal de P. D., nem provavelmente na política activa, mas vai ter uma estátua nas Portas da Cidade. Costa Neves já não estará à frente do PSD-Açores… e não, não vai ter nenhuma estátua.

No campo da economia, o sector pesqueiro estará em crise e, por causa da extinção do chicharro e do atum, recomeça a caça à baleia, mas em vez de arpões usam-se mísseis balísticos de segunda mão comprados na Base das Lajes. O grande desafio é usá-los no limite das 3 milhas de Zona Económica Exclusiva que os Açores conseguirão manter num braço de ferro com Bruxelas. A mono-cultura da vaca irá crescer consideravelmente com a vinda de novas espécies do Brasil, muito limpas, gostosas e bem cheirosas. No turismo, chegam finalmente os primeiros navios que vão fazer as ligações marítimas entre as ilhas (previstos para 20 anos antes), mas não poderão ser usados porque não estão preparados para usar energia geotérmica (os motores são a gasóleo… que nessa altura chegará aos 7.800 euros por litro) ".

No ambiente, o priolo reproduzir-se-á consideravelmente como resultado da actual protecção, tanto que se abrirá a caça à espécie, com efeitos económicos interessantes na cadeia McDonalds, que iniciará a produção do Menu McPriolo.

A Lagoa do Fogo deixará de existir, fruto de uma erupção nocturna, simultaneamente vulcânica e tectónica. Os habitantes de S. Miguel pensarão que é o espectáculo gratuito de inauguração das SCUT's para o Nordeste e acham o fenómeno muito interessante. Assiste-se a uma emigração em larga escala para o Havai.

Na Comunicação Social, finalmente a RTP-A vai ter condições para, de vez, fechar as portas com falta de financiamento. O Professor Mambo apresentará o Inter-Ilhas em vez do Sidónio Bettencourt.

No campo desportivo, o Santa Clara ascende à primeira divisão e vence o campeonato nacional. Infelizmente, a sua subida é impugnada no final da temporada porque o clube está também implicado no caso Apito Dourado, que ainda estará a ser julgado. A UEFA também é chamada e desiste de organizar a Champions, farta de ter que analisar casos jurídicos no âmbito do futebol português.

No campo dos grandes feitos mediáticos, os bisnetos do Genuíno Madruga estarão ansiosos por verem o avô, que continua a viajar à volta do mundo, sozinho no seu barco, a dar entrevistas por telemóvel numa qualquer baia recôndita da Ilha de Páscoa.

...
Texto publicado na edição especial do Expresso das Nove subordinada ao tema “Os Açores daqui a 20 anos”. A não perder também outros textos dos bloggers Alexandre Pascoal, André Bradford, Francisco Botelho, Guilherme Marinho, João Nuno Almeida e Sousa, Nuno Barata, Nuno Mendes e Rui Goulart.

1 comentários:

Anónimo 21/07/2008, 11:41:00  

Caros Tunalhos,

Parabéns pela vossa previsão ! Dei umas valentes gargalhadas. Muito bom humor servido numa prosa irrepreensível. Excelente. Continuem com essa inspiração que vão merecendo a admiração de modestos leitores como eu.
Saludos,
JNAS

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP