Eh pá, faz-me confusão…
A morte de 33 pessoas na Universidade Politécnica da Virgínia voltou a levantar nos Estados Unidos a polémica sobre a posse de armas. Eis algo que me faz confusão: os americanos inventaram naves e levaram o homem à lua, mas ainda não perceberam que as armas matam pessoas?
Claro que existem grupos como a NRA que dizem: "Olha que não, as armas não matam pessoas, as pessoas é que matam pessoas". Ora, ‘tá bem, mas se as pessoas usam as armas para matar pessoas, então não se dêem armas às pessoas, né?
Está bem que podem usar facas e tacos de basebol para matar pessoas, mas não estou a ver um maluco matar 33 alunos e professores com um taco de basebol com a mesma facilidade com que o faz com uma Uzi de calibre 9 mm Parabellum e uma taxa de fogo de 600 r/min…
O argumento mais forte usado pelos americanos é o de que o direito ao posse de armas está garantido pela Constituição, e isso é outra coisa que não percebo. Lá está, os americanos inventaram telescópios espaciais que captam imagens de outras galáxias, mas continuam a reger-se religiosamente por uma Constituição que foi adoptada em 1789? Permitam-me repetir, em 1789!
Não sei, faz-me confusão…
0 comentários:
Enviar um comentário