terça-feira, 17 de janeiro de 2006

A "cultura da seca"

Fomos acusados de não termos feito o nosso inteligente balanço do ano findo. Nós não vamos em seguidismos nem cedemos a pressões de nenhuma espécie e por isso mesmo… vamos fazer-vos a vontade, apenas e só porque insistiram! A nível regional o nosso destaque em 2005 vai para o desenvolvimento cultural de S. Miguel. A nível nacional, destacamos a seca.


1 - Fomos acusados de não termos feito o nosso inteligente balanço do ano findo e de não termos, sequer, aventado qualquer prognóstico para o ano que agora começa. Meus amigos, sabemos que isso é o que toda a gente faz e nós não gostaríamos de profligar (o dicionário estava aberto… é o que dá) os outros comentadores com a nossa proficiente visão das coisas - isto apesar desses outros comentadores sofrerem de sofomania, ou seja, terem a presunção de saber muito (bem, este primeiro parágrafo com duas ou três palavras de cem € já é digno de constar nos manuais de Língua Portuguesa).
Por outro lado, nós não vamos em seguidismos nem em pressões de nenhuma espécie e por isso mesmo… vamos fazer-vos a vontade, apenas e só porque insistiram! Vejam lá se não somos originais!

2 - A nível regional o nosso destaque em 2005 vai para o desenvolvimento cultural de S. Miguel, graças ao dinamismo das duas casas de espectáculos de Ponta Delgada. Não desfazendo a dinâmica própria das outras ilhas - nomeadamente da Terceira que já há muito tempo vinha dando cartas na cultura regional com o seu “Património Mundial”, o jazz, os concertos íntimos, as touradas, os bailinhos e as sanjoaninas (que em 2005 foram mesmo um estrondo… de verbas) -, não tenha dúvidas, caro leitor, que os micaelenses nunca ouviram, e/ou viram, tanta música erudita, ópera, ballet clássico, misturado, claro, com raves, circo e santos populares.
Deixaram mesmo de gastar dinheiro para ir ver o Santa Clara e preferem ir gastá-lo num Concerto de Ano Novo ou num concerto de “Reis”. Tchaikovsky foi, provavelmente, o compositor mais ouvido no ano transacto, com a “Bela Adormecida” e “Quebra-Nozes”, repetindo-se a receita, ontem e hoje, com “O Lago dos Cisnes”. É tudo um conto de fadas!
Reparem que são bons ventos que vêm de leste! Não vêm só médicos e engenheiros “trolhas” ou arquitectas “da noite”. Mas o maior espectáculo cultural está previsto para o dia 9 de Fevereiro de 2006, no Coliseu, com o “proeminente” Jantar de Amigas, no qual se perspectiva a maior concentração regional de úteros por metro quadrado.
Venha daí o “Açores Capital da Cultura”.

3 – A nível nacional, em 2005, destacamos a seca. Foi a seca propriamente dita, mas também a seca dos incêndios provocados pela seca, a seca dos congelamentos da progressão das carreiras, a seca do aumento dos impostos… No essencial, foram as mentirinhas de seca do Primeiro-ministro que provocaram na população portuguesa uma carga de energia negativa tão elevada que, ao jeito de macumba colectiva, estiveram na origem da sua queda na neve e é ela que lhe vai oferecer o Presidente da República que ele menos queria.
2006 vai ser igual: uma seca. O presidente do Instituto da Água avisa mesmo que “se não chover bastante nos próximos tempos”, vamos ter todos que nos render ao vinho e à cerveja. Já estamos a senti-la: não, não é a cerveja… é a seca do aumento, acima da inflação prevista, do preço dos bens de consumo como a electricidade, os transportes, o tabaco, a seca da previsível subida das taxas de juros e da mais que certa descida do poder de compra.
Vamos ficar todos secos e tesos. Inclusive já foi anunciado pela ONU que 2006 será o Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação, isto apesar do destaque internacional, em 2005, ir para as calamidades naturais com água à mistura: as cheias, os furacões, as ondas gigantes e, claro, os sismos… aqui, ali e acolá! A propósito, o Continente agora também nos quer fazer concorrência nessa cena dos sismos?!...

P.S – Parabéns à UAç pelos 30 anos de vida e que não lhe falte terra firme, ar saudável, água limpa, nem fogo ameno…
In Azórica nº 35, Jornal dos Açores, Edição 14 Janeiro, 2006

0 comentários:

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP