quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Ensaio sobre os saldos


Os Tunalhos revelam hoje a resposta a uma pergunta que atormenta as mulheres há séculos: “Porque é que os homens têm fobia a saldos?”. É verdade, temos aversão às promoções, mas não pelas razões que julgam. É bem mais simples do que parece.

1- Qualquer macho alfa que se preze começa a sentir, por esta altura, uma ameaça no ar. Os primeiros arrepios surgem em Dezembro, mas não sabemos bem porquê. Poderia ser do frio, uma gripe, antes fosse! Mais para o fim do mês, os arrepios tornam-se numa ansiedade torturante. É algo que nos transcende… sabemos, apenas, que está lá. Até que o nosso cérebro é abalroado com a força de um camião e percebemos a raiz do nosso medo: os saldos começaram!
Seguem-se depois as tardes e serões infindáveis com as respectivas senhoras, nas lojas amontoadas de peças pelos cantos e com as empregadas a correr, feito loucas, para tentar manter a ordem. Há mesmo empregadas que se atiram desesperadas de cabeça para os amontoados de roupa e desaparecem para nunca mais serem vistas.
Todos conhecemos aquela sensação de passar três horas nos saldos. E quando, por exemplo, elas encontram o casaco que sempre desejaram? Há sempre aquele momento: “Espera lá! Este casaco é azul-escuro! O que eu queria era um azul-escuro, marinho bebé clarinho amarelado! E 2 euros por um casaco de pele? Tão caro! Não levo!”.
Qual o nosso papel no meio disso tudo? Simples: levar a mala das senhoras num braço e segurar, no outro, as roupas que elas não vão comprar, porque vão ficar ainda mais baratas para a semana…

2- As senhoras admiram-se muito pelo facto dos homens não apreciarem os saldos. É já um mito tornado realidade: de facto, os homens têm fobia a saldos, mas não é pelas razões que julgam. Explicamos já porquê com este belo exemplo: a namorada de um dos Tunalhos, no outro dia, com 55 euros comprou cerca de dez peças de roupa, e estamos a falar de casacos, saias, calças, etc. e tal. O Tunalho em questão, com os seus 55 euros, comprou umas calças de ganga e um par de boxers… (estes sem qualquer “novidade”)
Conclusão: não existem saldos para homem! Os preços, simplesmente, ficam “menos caros”. Umas calças que custavam 45 euros (que já é dose), passam a custar 30 euros nos saldos… Por sua vez, umas calças de senhora que custavam 45 euros, passam a custar 5 euros! Isto sim, é uma boa razão para passar um fim-de-semana inteiro nos saldos!
Por isso não nos podem apontar o dedo por não percebermos a euforia por detrás das promoções: não a percebemos porque nunca a sentimos na pele, não conhecemos a felicidade de fazer um achado, de comprar aquele casaco que sempre quisemos por 7.99 euros! Percebem agora? Ora aí está, mais um mito desfeito! Venham lá agora falar em igualdade de sexos!

3 - No sábado passado, junto ao Coliseu, vimos dezenas de pessoas numa fila, mas não era para saldos! Novos e velhos, grandes e pequenos, uma massa de indigentes, ao frio, durante toda a noite. Pensámos que era uma manifestação dos sem abrigo e numa atitude solidária fomos para a fila. Até fizemos alguns cartazes de ocasião: “Dêem comida a quem precisa”; “Só queremos é trabalhar”; “Abaixo a crise”. As pessoas começaram a sair do local só na tarde de Domingo, altura em que alguém se dignou a aparecer para dizer: “individual, 40 €; mesa de pista, 250; 1º balcão 375 €”… e, pasme-se, os pelintras tinham e davam o dinheiro! Era para o Baile de Carnaval!
Nós estamos em crer que um Micaelense só se sente verdadeiramente realizado, se for, nem que seja uma só vez na vida, a um baile no Coliseu. “Sr. Medeiros, você está entrevado, não pode trabalhar, mas está-me a dizer que prescinde do Rendimento de Inserção Social, em troca de uma entrada no baile do Coliseu… para si, para a sua Iola e para os seus 6 filhos…né?

P.S - Vá lá, ide ao baile, toca a gozar tudo agora, afinal daqui a 10 anos já não vai haver dinheiro nem para reformas!
In Azórica, Nº 36, Jornal dos açores , ediçãode 21 de Janeiro de 2006

1 comentários:

Anónimo 01/01/2010, 14:48:00  

Whenever I open up safari or calendar in safari, after around 3 or 4 minutes and closes it and goes to the main page (with all the application icons). How can I stop my iphone from doing this? I want to actually use these applications without my iphone closing them. Thanks!
[url=http://ohotkin.ru/forum/index.php?showtopic=1418&st=0&gopid=5129&#entry5129]unlock iphone[/url]

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP