domingo, 5 de fevereiro de 2006

Neve, tradição e sexo

Esta semana, aqui nas ilhas, tivemos o tradicional Dia dos Amigos. Este é um dia especial porque é dos poucos em que saímos de casa com a sensação de que as nossas mulheres não vão ficar chateadas por irmos ver um striptease. Claro, que isto acontece porque elas também já estão a pensar nos Adónis que vão ver na próxima semana.

1 - Estávamos com alguma dificuldade em escolher um assunto importante para iniciar a nossa crónica de hoje - deu-nos uma espécie de branca - e foi aí que nos lembrámos do grande divertimento do fim-de-semana passado. Foi bonito e insólito ver o país todo vestido de branco, ao ponto de, por momentos, nos equipararmos aos países nórdicos – que, como sabem, só são desenvolvidos por causa da neve. Na verdade, o efeito da neve, provoca um não-sei-quê de extraordinário, que todos ficam felizes e com o moral levantado – só isso, porque o frio não deixa levantar tudo, né?! A euforia foi tanta que é muito provável que esse entusiasmo se tenha reflectido nos índices de produtividade e no PIB do país, ainda para mais num Domingo…
Aqui nas ilhas, exceptuando o sumptuoso Pico, no qual pudemos avistar uma coroa de neve, branco, branco… só mesmo o leite, mas sem mais cotas! Caramba, as nossas vacas dão mesmo assim tantos litros de leite ou os nossos lavradores é que não sabem fazer contas? As cotas estão sempre a ser ultrapassadas! Mas isto dá para entender?!...

2 – Esta semana, aqui nas ilhas, tivemos o tradicional Dia dos Amigos. Este é um dia especial porque é dos poucos em que saímos de casa com a sensação de que as nossas mulheres não vão ficar chateadas por irmos ver um striptease. Claro, que isto acontece porque elas também já estão a pensar nos Adónis que vão ver na próxima semana. Já a nossa saída para “Cantar às Estrelas” foi mais difícil. “Cantar às Estrelas?! Estás a querer dar-me música? Mas onde é que vais de verdade?”, perguntam elas, assim com um ar meio desconfiado.
Mas de todos estes festejos carnavalescos, somos de opinião que o Dia das Amigas é o mais importante. É a concretização ambicionada da verdadeira igualdade entre os sexos. Para muitas mulheres é a comemoração da vida que não têm, sendo o único dia - e diga-se de passagem mais que suficiente, porque às vezes elas não se controlam, ficam desavergonhadas e isso também não é bonito -, em que saem de casa para a "night" sem o marido. Isso quer dizer que é a única noite em que o marido não as ouve dizer “tira os pêlos do lavatório e limpa o selo da sanita”, o que também é um descanso para a alma. O difícil é ir buscar a cerveja ao frigorífico… mas pronto, aguenta-se!

3 - O BE apresentou um diploma que defende o casamento dos homossexuais, invocando a Constituição que proíbe qualquer discriminação com base na orientação sexual. O secretário-geral da JS, também vai apresentar um projecto de lei no mesmo sentido. Por sua vez, dá-se a primeira tentativa de casamento homossexual entre duas mulheres em Portugal. Pois está tudo muito bem! Mas já agora digam-nos lá uma ou duas coisas: para quando um diploma que defenda a implementação da poligamia entre os heterossexuais como outra forma, quiçá mais profícua, de constituir família? Para quando uma política que defenda a institucionalização e a prática alargada do swing entre os casais como norma de utilidade pública? Como se sabe, o swing ou a troca de casais é um relacionamento sexual entre dois casais estáveis e amorosos…
Isto tudo porque está provado cientificamente que as hormonas determinam o fim da paixão: se no início de uma relação é abundante a neurotrofina, a substância que provoca o desejo – o(a) leitor(a) não se surpreenda com os nossos conhecimentos -, com o passar do tempo a sua quantidade diminui, sendo substituída pela oxitocina, que consolida os sentimentos mais duradouros de amor e de compromisso, deixando de lado a vontade de …coisa e tal! Nós sabíamos que deveria haver uma explicação científica qualquer!

In Azórica Nº38, Jornal dos Açores, Edição de 04 de Fevereiro de 2006

2 comentários:

V. 07/02/2006, 14:40:00  

Fico espantada com as coisas que vocês sabem...Farto-me de rir com vocês... Continuem...

Unknown 12/10/2006, 20:18:00  

é um ponto de vista :))

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP