sábado, 18 de fevereiro de 2006

O S. Valentim, uma caricatura de mau gosto

Por cá, todos nós conhecemos os rituais típicos desta comemoração, os jantares, as jóias, os postais, os peluches, o banco de jardim e as flores … roubadas no jardim. Mas já imaginaram como seria se um casal emigrado, assim por exemplo do Irão, vivesse entre nós e decidisse celebrar também o Dia de São Valentim?





1 - Depois dos dias dos Amigos e Amigas, caracterizados por um onanismo(1) angustiante e por inevitáveis gastos extra - porque para um bom forrobodó nem se olha a despesas -, eis que chegou o Dia dos Namorados para acabar de vez com o nosso orçamento e, - vá lá, menos mal -, para dar alento à nossa insustentável leveza do ser através da consumação de um “bom acto de amor(2).
O Dia dos Namorados é uma tradição ocidental. Sabemos disso porque ontem lemos a notícia de que, na Índia, manifestantes gritaram palavras de ordem e queimaram cartões românticos, em protesto contra o Dia de São Valentim, que consideram uma festividade ocidental. Já no mundo Islão o dia passou despercebido, mas não conseguimos saber porquê. Pois, por lá, o sentimento romântico é muito comum … com o sangue e a luta por ideais até à morte.
Mas por cá, todos nós conhecemos os rituais típicos desta comemoração, os jantares, as jóias, os postais, os peluches, o banco de jardim e as flores … roubadas no jardim - uma rosa a três euros com mais um euro por cada espinho extra não é para a carteira de todos! Muitos fizeram fila e compraram ramos enormes e caríssimos (por graxa, mentira, amor ou sexo). No dia seguinte muitas das casas, logo pela manhã, até cheiravam a rosas, se bem que à noite o cheiro já era a peixe frito ou mesmo a “arroz queimado”…

2 - Mas já imaginaram como seria se um casal emigrado, assim por exemplo do Irão, vivesse entre nós e decidisse celebrar também o Dia de São Valentim?
"Querido, por favor, tu estragas-me com mimos...", dizia-lhe a Sayid Mikha'iil, de manhã, ao ver o saco de pedras que ele lhe deixara como presente, para lhe atirar caso ela lhe fosse infiel. Reminiscências de outros tempos, de outras culturas…
“Então querida, hoje é o Dia dos Namorados, é desta que vais tirar o teu "hijab" para nos conhecermos melhor?”, retorquiu o Ashmallah Ibrahiim, apaixonado. “Só faço amor contigo se tirares essa burca”, reforçou.
Ela finalmente cedeu. Afinal estavam casados há 28 anos, talvez já fosse altura do Ashmallah lhe ver a cara e as curvas.
Ele agradeceu por Sayid ter finalmente tirado a burca e os dois entrelaçaram-se numa longa noite de amor. Várias vezes, durante o acto, ele, que se havia tornado agnóstico, chamou por Deus – não sabemos qual. Ela não, embora tivesse gemido lá de vez em quando.
O único inconveniente era quando tinham que mudar de posição, já que ele não a conseguia agarrar muito bem. “Ah Sayid, havias de ver como era se não me tivessem cortado as mãos por eu ter roubado aquele amendoim quando era criança”, pensava Ashmallah, apesar de tudo, extasiado.
No final, Sayid Mikha'iil virou-se para Meca e agradeceu ao profeta – não sabemos qual - por viver no Ocidente e não lhe terem feito qualquer tipo de mutilação genital... É que senão a noite tinha sido uma seca desgraçada.

3 – Recentemente também se têm comemorado muitos dias de Choque Civilizacional. Mas nós já estamos fartos destes dias especiais, uns caracterizados pelo consumismo desenfreado e pelo capitalismo selvagem, outros provocados por caricaturas de “bom gosto”, porque este mundo merece ser cartoonizado, de tanto dividido, “licencioso” e intolerante. Nós até propúnhamos umas tréguas… através do humor! Não, isto não é para rir, é muito sério… acreditamos que o humor poderá trazer a paz ao mundo! Só não sabemos é se há condições… no actual contexto!

Mini-dicionário:
1 - “Bom acto de amor” – Bom sexo; boa queca.
2 - “Onanismo”- Perturbação sexual, com satisfação anómala do prazer sexual, conduzindo à masturbação; uma espécie de coito incompleto (que nem começou).

In Azórica Nº 40, Jornal dos Açores, Edição de 18 de fevereiro de 2006

0 comentários:

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP