domingo, 21 de maio de 2006

"Cotação ao alto"

Já neste fim-de-semana sai à rua o andor mais reverenciado da ilha de S. Miguel.Parece que o Mourinho vai passar por cá para agradecer os dois títulos consecutivos na Liga Inglesa. Tememos que inveje o Senhor, dizendo: “Ouve lá, esse lugar aí é meu! Qual é o clube que treinas? Deve ser muito rico!”

1 - E cá estamos nós de novo no mundo real, depois de termos actuado num terço dos coliseus do país, para comentar mais alguns assuntos da vida séria. Já neste fim-de-semana sai à rua o andor mais reverenciado da ilha de S. Miguel. Nestes dias, a cidade fica linda, cheia de luzes (135 mil lâmpadas para sermos mais precisos) e de suaves cheiros - numa mistura exótica e aromática do verde floral com o chouriço assado. No domingo as ruas não se vão ver esburacadas, mas sim cheias de bonitas flores. Mas a maior preciosidade destas festas é o seu carácter eminentemente religioso. Nas festas do Senhor Santo Cristo, as barraquinhas são acessórias e o seu crescimento este ano deve-se, apenas, ao facto dos micaelenses também quererem alienar-se e curar depressões - têm esse direito - numa clara acção de concorrência e inveja, pelo facto dos terceirenses, neste aspecto, lhes tomarem a dianteira.

2 - Porque nos acusam, por vezes, de não termos outros conhecimentos de índole mais séria e produtiva, nomeadamente em matéria de finanças e investimentos, eis a oportunidade para vos dar conta da bolsa num minuto:
Com a saída do Santo, prevê-se uma elevada cotação do ouro e não é de excluir o aumento de “opas” com a grande massa de investidores atentos ao desenrolar de toda a operação.
Já a Chicharro & Peixes, Lda reviu hoje em alta a recomendação sobre o sector pesqueiro de neutral para 'overweight', na sequência de uma melhoria dos fundamentais do sector, segundo uma nota de 'research' hoje divulgada. Segundo comunicado da Chicharro & Peixes, Lda, e passamos a citar, "Ehm, a gent tá a pescar belos Chicharros e belas besugas práqui, chiça”.
Por outro lado, a Rabo de Peixe S.A. esclarece que não faz cobertura da Calheta S.A., dado que, e citamos, "as suas acções negoceiam sobretudo em blocos de cadeia, com largas flutuações nos esfaqueamentos e nos preços durante a sessão de arrombamentos e espancamentos". Numa nota relacionada, o produto de tráfego de heroína na Calheta S.A. aumentou uns saudáveis 16,5 por cento homólogos, com o melhor desempenho entre os repatriados listados a pertencer à empresa, com uma subida de 16,6 por cento nas receitas da actividade narcótica, para 2,8 mil milhões de euros".De acordo com os dados do índice da bolsa portuguesa PSI 20, os principais motores para o crescimento do lucro da Calheta S.A., neste sector, foram as comissões por roubo de auto-rádios.
Destacamos ainda a Tunalhos S.C. (Sociedade Conhecida), seguindo em alta na Euronext Lisboa, cujas acções registaram um crescimento de 200%, a subirem para 4, 5 €, sobretudo graças ao excelente desempenho na parte operacional, com vendas de humor caracterizadas por um rácio 'cost-income' de 57,9 por cento. Os seus administradores foram convidados para estarem presentes em Julho numa das maiores capitais financeiras europeias (Flores) isto, claro, se o sector dos transportes aéreos e marítimos estabilizar.

P.S. - Lamento cívico: Soubemos que apenas 30% das aves domésticas fizeram o seu recenseamento, estando já a poucos dias do fim do prazo. Primeiro, é preciso perceber que essa fraca afluência se deve ao receio de sair de casa por causa da gripe. Em todo o caso, seria bom que houvesse uma Comissão de sensibilização no sentido de fazer ver às aves a importância do recenseamento num país democrático. Afinal de contas, como é que querem exercer a cidadania e o direito cívico? Como é que vão eleger os seus representantes, se não estão recenseadas? Como é possível não terem uma opção sobre quem deve governá-las, ou seja, sobre quem no futuro as vai comer?

In Azórica, Nº 53, Jornal dos Açores, Edição de 20 de Maio de 2006

0 comentários:

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP