quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O jazz… bom, o jazz…

Tenho de admitir que não consigo captar bem o jazz. Não me entra, não o percebo, não sei... O jazz irrita-me, mexe-me com aquele nervinho, é aquela coisa…

Ouço estilos musicais muito diferentes, desde blues a rock, passando por pop a hard-rock, metal e às vezes mesmo hip-hop, por isso acho que até tenho bastante abertura e sensibilidade para os diferentes sons.

Não sou nenhum prodígio, nem lá perto, mas toco à vontade guitarra acústica e eléctrica, baixo, bateria, contrabaixo, uns toques de piano e algumas marcas de campainhas de porta, por isso não se pode argumentar que não percebo os aspectos técnicos da coisa.

Mas o jazz… eh pá… O som de jazz faz-me sempre lembrar uma banda a executar uma peça inteira onde cada um está a tocar uma música diferente da dos outros todos, e em que a pessoa que está a fazer os solos está a improvisar e a fazer cenas altamente complicadas, mas fora do tom.

Às vezes nos ensaios (faço umas brincadeiras com os TunaFish na guitarra), quando chega à minha vez de fazer um solo, penso cá para mim: “Ena pá, isso parece jazz!” Mas depois percebo: “Ah, não! Era eu que me estava a enganar nas notas…”

Chamem-me inculto, ignorante, árido das ideias, mas não me entra. Já tentei ver o Mezzo, já levei para casa CD’s dos mestres do jazz, mas 20 minutos depois já estou desesperado à procura dos álbuns do Stevie Ray Vaughan ou dos Liquid Tension Experiment.

Alguém aí fora que gosta de jazz pode explicar-me a beleza da coisa? É que gostava genuinamente de perceber. A sério!

3 comentários:

Luísa Silva 11/09/2007, 10:12:00  

Bem que gostava de te ajudar, mas quanto a este tipo de música tenho a mesma sensação que tu. Embora a minha única especialidade musical esteja mais apurada no bater do teclado e nalgumas campainhas de porta (evidente, aquelas que funcionam).
Também tenho um jeito muito especial para desafinar no duche ou na lida da casa.
Será talento no jazz ou apenas jaz para a música?

Ticha 14/09/2007, 03:28:00  

Para ti o Jazz é como o Timbaland!!!! Ou será o Timberlake???? llllloooooooooollllllllll

Anónimo 22/10/2007, 03:37:00  

Eh pá...Se gostas de Stevie Ray Vaughan estás no bom caminho. Já não falta muito para gostares de jazz...Depois dirás !

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP