terça-feira, 4 de setembro de 2007

O turismo... e os turistas

O turismo realmente tem crescido bastante nos Açores. Temos recebido gente de imensas partes do mundo e, muitas das vezes, pessoas bastante interessantes. Já fiz vários trilhos pedestres com alguns destes turistas na qualidade de guia, e lembro-me especialmente de um senhor alemão que, explicou-me, tinha 12 anos por volta da II Guerra Mundial. Contou-me algumas histórias de arrepiar.

Adiante. Apesar do turismo ser muito bom, apesar dos turistas serem pessoas interessantes, há uma coisa que sempre me fez confusão: o seu gosto pelo vestuário. A sério, é uma coisa que me fascinou. É que vejam, será que um senhor que vem da Noruega sente assim tanto frio nos pés ao ponto de ter que calçar peúgas por baixo dos chinelos? “Ena pá, aquilo lá em Finnmark estava 10 graus negativos e andava-se bem descalço. Mas isso aqui nos Açores, com os seus 24ºC e com a humidade a 98%... não sei, tá fresquinho, não tá?”

Ainda ontem vi um senhor assim na Avenida. E ia acompanhado pela esposa (suponho que seja a esposa) que ia, tentem imaginar, com uns sapatinhos de verniz castanhos, peúga branca, calça de ganga pelo joelho, e um camiseiro branco cheio de rendas “anos 80 meets Primeira Comunhão” (devia ser para dizer com a peúga). Claro que pensei “Pronto, eles estão de férias. Se eu estivesse num país estranho onde ninguém me conhecesse, provavelmente também não me preocuparia muito com o que vestir”. Mas facto é que, algures ao longo da sua vida, a senhora comprou aquele camiseiro. Ou seja, entrou numa loja, gostou dele, e pagou para o ter.

Agora o que eu gostava mesmo de saber é como será que os outros países nos vêem a nós. Aposto que algures no mundo, neste preciso momento, está alguém a escrever no seu blog “E aqueles turistas portugueses, hein? Completamente apanhados! Ainda no outro dia vi um que, vejam lá, usava chinelos sem peúgas! Gandas malucos!!”

2 comentários:

Anónimo 04/09/2007, 15:59:00  

Camiseiro “anos 80 meets Primeira Comunhão”
LOOL

Anónimo 05/09/2007, 17:03:00  

Mais quais turistas portugueses Hélder?!
O país tá em crise, não há dinheiro para férias no estrangeiro!

No money, no funny!


Mas concordo contigo, esses velhotes vêm desses países daí de cima dessas terras, e devem pensar que aqui também neva.
Uma explicação possível, é o uso de peúgos e sandálias para evitar que algum "cascalhim" (gosto tanto dessa palavra lol) lhes entre na pele sensível e bem tratada.
É só uma hipótese...

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP