quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

E a África aqui tão perto

Arranca amanhã a Cimeira África Europa, que na edição deste ano terá lugar em Lisboa. Até aqui tudo bem!

É interessante salientar que é no continente africano que se registam os piores casos de pobreza extrema, desigualdade social e de governação ditatorial (se excluirmos o caso do Alberto João na Madeira).

Assim, há 3 aspectos que eu, um simples observador apartidário (e que só estive em África de fugida), gostaria de assinalar:

1º. Não se fala no Darfur na cimeira... a coisa mais parecida que se referiu foi quando Durão Barroso terá dito ao Sócrates: "Sabes onde é que há cuecas muito baratinhas? É no Carrefur."

2º. A vinda do presidente Robert Mugabe é de aplaudir. Vejamos - se se vai a um congresso de futebol convida-se o Ronaldo, se se vai a um congresso de bailarinas convida-se o Nuno Gomes. Se se vai a uma cimeira para falar de tirania fratricida convida-se o Mugabe. Há que dar valor a quem percebe dos temas de que fala.

3º. Falando de pobreza extrema, gostaria de sublinhar o "apertar o cinto" do presidente Kadaffi, que veio a Portugal com uma mini-comitivazita de apenas 200 pessoas, 5 carros blindados BMW, 2 tendas de luxo com 250 m2 cada e com os seus bichitos de estimação Bóbi, Chouriça e Liedson (um elefante, uma girafa e um leão que não faz mal a ninguém, respectivamente!!).

1 comentários:

Anónimo 07/12/2007, 14:10:00  

Não sabia que também comentavam assuntos sérios, dando uma de comentadores de política internacional... assim para parecerem inteligentes!...

  © Blogger template 'Grease' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP